
Módulo III
Período de trabalho: de 12 a 21 de dezembro de 2016
MÉTODOS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS
OBJETIVOS:
Identificar características nucleares de diferentes métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados empíricos, sua construção, aplicação e análise.
Organizar, comunicar e partilhar os resultados da investigação com a comunidade científica.
CONTEÚDOS:
Métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados. Principais características e estratégias de construção, aplicação e análise de dados. Estratégias de organização, relato e partilha da investigação com a comunidade científica. Recursos tecnológicos de apoio à concretização da investigação.
MÉTODOS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS
Observação - Poderá ser considerado um estudo naturalista ou etnográfico em que o investigador frequenta os locais onde os fenómenos ocorrem naturalmente. Ver, olhar, saber escutar, saber olhar as actividades do dia-a-dia. Observação consciente. Selecionar a informação que poderá ser útil à sua observação. Optar por um tipo de observação: participante ou não participante.
Observação não estruturada: o investigador recolhe e regista os factos da realidade sem utilizar meios técnicos especiais;
Observação estruturada: O observador sabe o que procura e o que considera importante e para isso utiliza instrumentos técnicos específicos para a recolha de dados ou dos fenómenos a observar.
Instrumentos:
- Diário do investigador - recolha de
observações. Reflexões, interpretações, formulação de hipóteses.
- Portfólio - Pode ser utilizado como técnica de recolha de dados. Trata-se de uma colecção de trabalhos recolhidos.
- Checklists - Listas de verificação, escalas de avaliação.
Análise Documental- esta técnica centra-se na consolidação de informação e na presença de grandes documentos. A análise documental, trata-se de um processo que envolve selecção, tratamento e interpretação da informação existente em documentos (escrito, áudio ou vídeo) com o objectivo de atingir algum sentido.
Instrumentos:
- Ficha de leitura - É relevante porque envolve a revisão de literatura que
fundamenta toda a investigação. É uma etapa em que o investigador se depara com
diversas literaturas.
- Análise de Conteúdo - A Análise de Conteúdo é um instrumento que
permite ao investigador estudar o comportamento humano de forma indirecta,
através da análise das suas observações.
- Análise estatística - Este método enquadra-se em investigações que circundam o paradigma
quantitativo e misto em investigação, e representa um componente importante na
recolha de dados para a investigação.
Inquérito - técnica de investigação que permite a recolha de informação directamente de um interveniente na investigação através de um conjunto de questões organizadas segundo uma determinada ordem. De acordo com Tuckman (2000) é um dos processos mais diretos para encontrar informação sobre o fenómeno que se estuda, consiste em formular questões aos envolvidos e relacionados com o fenómeno.
Instrumentos:
- Questionários - elaboração de questionários.
- Entrevista - elaborar um guião de entrevista
que permite recolher os dados.
Focus Group - Segundo David L. Morgan (1997), o focus group é uma técnica qualitativa que visa o controle da discussão de um grupo de pessoas, inspirada em entrevistas não directivas. Privilegia a observação e o registo de experiências e reacções dos indivíduos participantes do grupo.
- Criação de de um focus group:
Os elementos do grupo são escolhidos. Realizar reuniões abertas e flexíveis. Reuniões com objectivos estruturados.
Photovoice - Esta técnica denominada Photovoice envolve um processo que utiliza imagens fotográficas captadas pelos participantes da investigação, geralmente caracterizados por pessoas com baixo poder socioeconómico, onde se procura avaliar as necessidades de uma comunidade, capacitar os participantes e induzir a mudança através da veiculação da informação aos responsáveis políticos (Wang et al., 2004).
Investigação conduzida pelo(s) participante(s) e baseada na utilização da fotografia.
Delphi Method - A recolha de conhecimento/informação ao longo do processo Delphi Method é sintetizado e filtrado através de sucessivos questionários. As respostas recolhidas são analisadas e podem ser reformuladas directamente ao longo da implementação do estudo (Adler & Ziglio, 1996).
O Delphi Method é a combinação de um processo qualitativo e quantitativo que surge pela intervenção de opinião de especialistas no desenvolvimento de teorias. É caracterizada pelas seguintes fases: (i) identificar o problema, (ii) selecção do painel de especialistas, (iii) implementar um questionário de modo incremental e avaliar o processo, (iv) apresentar as conclusões com base no consenso obtido entre os participantes do painel de especialistas.
- Testing - técnica de recolha de dados surge na literatura tendencialmente relacionada com a investigação quantitativa.
O objetivo deste tipo e investigação concentram-se principalmente com a 'testagem" de hipóteses e com a descrição e o estabelecer de correlações estatísticas e causais entre factos.
Referência bibliográfica
Carmo, H. & Ferreira, M. (2008). Metodologia da Investigação. Lisboa: Universidade Aberta.
Barrett, H. (2006 ). Using Electronic Portfolios for Classroom Assessment. Connected Newsletter, 13, N.º 2, pp. 4-6. Consultado em 18-12-2016 em https://electronicportfolios.com/portfolios/ConnectedNewsletter-final.pdf
Coutinho, C.; Sousa, A.; Dias, A.; Bessa, F.; Ferreira, M.; Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, XIII (2): 455-479.
Carmo, H.; Ferreira, M. (1998). Metodologia da Investigação: Guia para auto- aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Tuckman, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. 2ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Morgan, D. (1997) Focus Groups in Qualitative Research (2nd edn) (Qualitative Research Methods, Vol. 16). London: Sage.
Wang, C., Morrel-Samuels, S.; Hutchison, P.; Bell, L. & Pestronk, R. (2004). Flint Photovoice: Community Building Among Youths, Adults, and Policymakers. American Journal of Public Health, 94 (6): 911-913.
Addler, M. & Ziglio, E. (1996). Gazing into the oracle: The Delphi
Method and its applications to
social policy and public health. London Jessica Kingley Publishers.