
Reflexões
Reflexões
Foi sugerido pelo docente desta Unidade Curricular - Metodologia Investigação, que escolhessemos uma obra sobre Investigaçãoque nos acompanhasse ao longo do trimestre . A obra escolhida foi de João Amado, Manual de Investigação qualitativa em Educação. Efetuarei algumas reflexões sobre as leituras, bem como outras que considere interessantes.

Fundamentos Teóricos
Toda a investigação se baseia numa orientação teórica e os investigadores estão cientes das fundamentações teóricas. A teoria baseia-se ajuda á coerência dos dados.
Perspetiva fenomenológica identifica causas e comportamentos.
Interacionismos simbólicos, a cultura enquanto interação.
Investigação fenomenológica - perspetiva, inicia-se com o silêncio. Realidade sociologicamente construída. Experiência humana medida pela interpretação.
Intervenção Simbólica - utilizado como sinónimo de investigação qualitativa. Atribuição de significado. Paradigma conceptual. Processos de experimentação através de símbolos. Construção do eu.
Cultura - Conhecimento acumulado. Interpretar experiencias, induzio o comportamento.
Referência Bibliográfica:
Bodgan, R., & Biklen, S. (s.d.). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editoria.
Características dos estudos etnográficos
- Uma das características principais dos estudos etnográficos tem a ver com a presença prolongada do investigador nos contextos em estudo e o contacto direto com as pessoas, as situações, os acontecimentos. Trata-se de um método de investigação cujo principal instrumento é o próprio investigador;
- Estilo de pesquisa utilizado, observação de factos no contexto social/histórico;
- Estudos das culturas, crenças práticas dos povos;
- Estudo das sub-culturas (distinção entre antropólogo = estuda tribos e sociólogo = estuda pessoas)
- Exemplos: Estudos de esferas públicas, ruas, centros comerciais, estudo de organizações, etc.
Constituição de amostra
- Métodos ou técnicas de amostragem: Os métodos para selecionar uma amostra podem ser agrupados nas "duas" famílias seguintes: Amostras Casuais, Probabilísticas ou Aleatórias e Amostras Não Casuais, Não Probabilísticas ou Não Aleatórias.
Vantagens e desvantagens
- Os investigadores que desenvolvem este método de estudo tendem a considerar a amostra cada vez maior como estratégia mais eficaz para obter informações e investigações;
- Comportamentos desviantes do real objetivo de estudo;
- O investigador deve ter consciência que muitas vezes vai agir em não conformidade por ser uma testemunha direta ou indireta, e não possui qualquer estatuto privilegiado perante as autoridades. Daí que seja fundamental definir os limites da sua participação, e estabelecer até que ponto está disposto a participar
- Conhecimento, por parte do pesquisador, de diferentes povos para fazer uma linha contratual;
- É um tipo de pesquisa que exige tempo e dedicação pessoal;
- Deve ser realizado pessoalmente e diretamente pelo pesquisador em todas as suas etapas, uma vez que exige um contato direto com o objeto/sujeito de pesquisa;
- Não segue padrões rígidos ou pré-estabelecidos;
- Exige uma observação atenta e uma descrição completa;
- Deve ser observado não apenas o que está visível.
- O trabalho de investigação precisa ser visualizado em sua totalidade com propósitos bem definidos.
Referências bibliográficas:
Bodgan, R., & Biklen, S. (s.d.). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editoria.
Lichman, M. (s.d.). Qualitative Research in education - A User's Guide.
minho, R. d. (s.d.). https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/16247. Obtido de https://hdl.handle.net/1822/16247.
Oliverira, Inês B.; Alves, Nilda; Barreto, Raquel Goulart;. (s.d.). Pesquisa em Educação, métodos e Linguagem.
Silverman, David. (s.d.). Métodos de pesquisa - Interpetação de dados qualitativos.

Investigação qualitativa
A investigação pode ser quantitativa ou qualitativa, neste último caso, baseia-se numa orientação teórica e os investigadores estão cientes das fundamentações teóricas.
A teoria traduz-se numa coerência dos dados. Sabe-se que existe a perspetiva fenomenológica identifica causas e comportamentos. Os Interacionismos simbólicos, a cultura enquanto interação, a Investigação fenomenológica, inicia-se com o silêncio, é uma realidade sociologicamente construída.
A experiência humana é medida pela interpretação e daí surge a teoria de Intervenção Simbólica que é utilizado como sinónimo de investigação qualitativa, é uma atribuição de significado. Paradigma conceptual. Processos de experimentação através de símbolos. Construção do eu.
A Culturade um determinado contexto constitui um conhecimento acumulado. Interpretar a experiência, induzir o comportamento.
Realizar uma investigação em educação, não é o mesmo que realizar uma investigação numa outra área. Este é um assunto polissémico e com especificidades muito reais. Pois lida-se com o ser humano, e há que ter em conta todas as características inerentes ao ser humano, desde as suas heranças culturais, sociais e étnicas, as crenças religiosas, as suas histórias de vida e todo o envolvimento psicológico no processo de educação (Amado) 2013.
Quando se refere o objeto Educação, remete-nos logo para o indivíduo. Estes dois são indissociáveis. A investigação em educação não pretende buscar a perfeição, mas sim ser uma alavanca de transformação na medida em que estuda o problema para ser alvo de transformação e contribuir para a melhoria no objeto Educação (Amado) 2013.
São muitas as investigações realizadas em educação, e estas investigações tem um papel fundamental nas transformações sociais, pois contribuem intencionalmente para o desenvolvimento do individuo que por sua vez se vai refletir na sociedade e no desenvolvimento desta.
Por outro lado as investigações em educação procuram desencadear ações e processos que visem melhorar a qualidade de vida social individual.
Amado, J. (2013). Manual de Investigação qualitativa em Educação. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.